domingo, 30 de março de 2008

Parque Nacional da Serra do Divisor


O nome do parque origina-se de uma importante característica geomorfológica que existe na área. A região é um divortium aquarium (divisor de águas) das bacias hidrográficas do Médio Vale do Rio Ucayali (Peru) e do Alto Vale do Rio Juruá (Acre/Brasil). O parque está localizado na fronteira do Brasil com o Peru, mais precisamente ao noroeste do Estado do Acre, nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Valter e Marechal Thaumaturgo. É banhado pela Bacia do Rio Juruá, que é a via mais importante de transporte da região. O Parque é delimitado pelos Rios Acre e Javari. A área de depressão corresponde ao Parque, que tem em média 300 metros de altitude. Sua vegetação é composta de dois grandes Sistemas Ecológicos Regionais: Floresta Ombrófila Densa e Floresta Ombrófila Aberta, com exemplares de palmeiras, cipós, bambus, orquídeas, e a presença da típica vitória-régia e muitas flores coloridas.


A fauna é muito rica, no total foi registrada a presença de 1.233 espécies animias, dos quais 90 são considerados de valor especial para a conservação (76 de vertebrados e 14 de invertebrados). Apresenta exemplares ameaçados de extinção como o macaco uacari-vermelho, mico-do-cheiro, onça-pintada, anta, preguiça, quati, tartaruga tracajá, boto-vermelho, tamanduá-bandeira, lontra, tatu-canastra, macaco-cara-de-sola, pacarana, jabuti, jacaré-tinga, além das 100 espécies de anfíbios, 30 de répteis, 14 de primatas, 55 de morcegos, 400 de aranhas e insetos, bem como as 64 espécies de abelhas. A avifauna apresenta cerca de 500 exemplares, como o papagaio, e o araçari-castanho, típico peixe-boi que é um grande mamífero aquático da região.
O acesso é feito a partir de Rio Branco, percorrendo 600 km, metade em estrada de chão (BR-364), intransitáveis durante o período invernoso, ou por via aérea até Cruzeiro do Sul e a seguir mais dois dias de barco até os limites do parque. O parque ainda não dispõe de infra-estrutura para visitantes.

Um comentário:

Unknown disse...

Eu achei a reportagem muito boa, até pq ela fala do Acre de uma forma positiva, não da forma como a maioria das pessoas falam, como se aqui não tivesse nada de bonito, de aproveitável. A reportagem fala da beleza natural da minha terra, mostrando que tbm somos ricos em meio ambiente, em coisas bonitas, em fauna, flora entre outras coisas!!