sábado, 20 de junho de 2009

Animal exótico vive nas florestas do Acre

Quandú mantém hábito norturno e usa os espinhos presos ao corpo para se defender dos predadores.


Mamífero da ordem dos roedores, também conhecido como porco-espinho de cauda, o Cuandu que habita as matas da Amazônia é pouco visto pelos próprios moradores das áreas rurais. Esses animais costumam se deslocar à procura de alimentos no período noturno. Este foi visto na BR-364 entre os municípios de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, no Vale do Juruá.


Eles costumam se esconder durante o dia em troncos de árvores espinhosas, nos charcos de matas e capoeiras. Os espinhos do quandú não podem ser atirados como dardos contra o inimigo como muitos pensam, mas largam facilmente do corpo e causam perfurações que infeccionam com rapidez. Predadores que se arriscarem um ataque ao quandú podem morrer com os espinhos espetados na boca, como é o caso dos cães de caça.

3 comentários:

Anônimo disse...

Temos um cão de caça que matou um quandú. Ela ficou com aproximadamente 300 espinhos, principalmente na boca.

Joven de esperança disse...

Eu tava precisando,pois,moro proximo a um povoado que tem o nome do quandú.Mas nunca tinha visto um e o nome desse povoado é em homenagem ao quandu,e pouquissimas pessoas do povoado viram o quandu,só as pessoas mais velhas,pois, aqui ele não existe mais.
O povoado fica no municipio de Poço das Trinchiras -AL.

Anônimo disse...

Embora eo more em uma zona urbana tive a sorte de ver um quandú por 2vezes! fiquei muuito curioso no inicio por não saber de que animal se tratava, até que descobri que era um quandú... As duas vezes que o vi foi no periodo noturno e uma das vezes ele estava em cima de telhado de uma casa... Acho que ele deveria ser recolhido para ser levado para uma área rural para que ele não seja morto pelas pessoas que não sabem de que animal se trata