sexta-feira, 25 de abril de 2008

Safra de milho bate recorde no Acre


Enquanto a tendência mundial é de escassez de alimentos, o Brasil vem mostrando porque é o maior produto de grãos do planeta. No Acre, o programa Mecaniza da Prefeitura de Rio branco e do governo do Estado, garante uma safra recorde de milho em 2008.

A região da Transacreana é considerada o maior pólo agrícola do município de Rio Branco. Aos poucos o pasto, predominante na região, é substituído por lavoura de milho. Foi o que aconteceu com a fazenda do seu Aldemir Júnior, no quilômetro 56. O que antes não passava de terra degradada, com a ajuda da tecnologia, se transformou em área produtiva. Com capacidade de colher até quatro toneladas por hectare.

O programa mecaniza recebe investimento de quase 7 milhões de reais dos governos Estadual e Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, para os próximos três anos. Os recursos são utilizados na compra de maquinário, assistência técnica e melhoramento do solo para o plantio.

De acordo com o secretário de Agropecuária, Mauro Ribeiro, no ano passado, sem o auxílio da mecanização, foram colhidas 8 mil toneladas. Enquanto a safra desse ano já atingiu as 20 mil toneladas. A atividade também gera emprego e renda para muitas famílias de trabalhadores. O programa prevê ainda o abastecimento da agroindústria de aves em Brasiléia.

Nenhum comentário: