Sábado, 28 de agosto de 2010
Maior evento de turismo do continente americano acontece em outubro
Apesar do temário ainda não estar definido, uma reformulação no formato dos seminários promete dar mais conteúdo e dinamismo à parte técnica do Congresso, com aumento no número de seminários e extensão dos horários. Já a Feira – que pelo segundo ano está sendo comercializada pela Reed Exibition e Alcântara Machado – está com 90% de sua área comercializada e terá ainda mais participações de delegações internacionais.
D
Este ano os seminários acontecerão simultaneamente, ocupando 10 salas do Riocentro, das 10h às 12h, antes da realização das sessões plenárias, que seguem das 12h às 14h. A Feira será aberta às 13h. No ano passado, a parte científica do evento terminava às 12h. A reestruturação tem um objetivo maior, segundo o presidente da ABAV, Carlos Alberto Amorim Ferreira, de agregar mais conhecimento técnico ao agente.
“A ABAV, ao longo dos últimos anos, vem mudando, se antecipando aos novos desenhos do mercado, que logicamente trouxeram novos desafios para o agente de viagens. Nosso maior evento tem acompanhado esse processo e, já há algum tempo, estamos dando maior peso à parte científica, que acaba ficando limitada aos horários da exposição”, explica o dirigente.
Internacionalização em curso
Em 2009, quando a ABAV decidiu por terceirizar a comercialização da Feira, o objetivo era dar força ao projeto de internacionalização do evento. Hoje, um ano depois de terceirizado, as vendas realizadas pela Reed demonstram que a opção foi acertada. Há mais de dois meses do início da Feira das Américas – ABAV 2010, as negociações dos espaços já apontam para um aumento significativo da participação de delegações estrangeiras. O número de países que já confirmaram presença já chega a 36, mas até o dia do evento deverá atingir quase 60.
Entre os novos países estão a Áustria, os Emirados Árabes (Dubai), a Croácia, a Polônia, a Rússia, a Tunísia, a Uganda e a Dinamarca. “O acesso aos mercados externos melhorou com a entrada da Reed, mas esse resultado também reflete o interesse internacional no Brasil, no Rio, tendo em vista que seremos sede da Copa de 2014 e das Olimpíadas”, lembra Ferreira.
O Pavilhão 3 – Américas, do Riocentro, deverá concentrar as principais novidades. Entre elas, a inserção de um espaço para a realização de rodadas de negócio para o Turismo Receptivo. O Turismo Corporativo também terá um espaço específico nesta área. “A ABAV 2010 irá espelhar o que temos apregoado: a necessidade de unir todos os segmentos do mercado para ganhar em representatividade e força política. O evento funcionará como um grande guarda-chuva”, ressalta o presidente.
Este ano, a Feira das Américas deverá reunir mais de 700 empresas e 22 mil agentes de viagens do Brasil e de outros países. Cerca de 6% serão de novos expositores que estarão no evento pela primeira vez. “A Feira crescerá um pouco em área vendida, mas o foco é crescer em qualidade. A procura este ano está maior que no ano passado, principalmente do mercado internacional”, afirmou Ferreira.
38º Congresso Brasileiro de Agências de Turismo e Feira das Américas – ABAV 2010
20 a 22 de outubro
Riocentro – Rio de Janeiro/RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário