quarta-feira, 11 de junho de 2008

Rio Branco sedia oficina de prevenção às queimadas



Teve início nesta quarta-feira (11) e segue até a sexta-feira (13) no horto florestal de Rio Branco, a Oficina Pré-Seca 2008. O evento é promovido pelo Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) e reúnem representantes do Meio Ambiente dos Estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso. O objetivo da oficina é orientar, prevenir e combater o desmatamento da floresta e a escassez dos recursos hídricos.
O Acre viveu o seu pior momento durante a seca de 2005, quando o fogo destruiu florestas inteiras e reservas ambientais também foram atingidas. Passa à fase difícil, os órgãos ligados ao meio ambiente do Estado investiram na capacitação de setores da sociedade e produtores rurais. Aos poucos o uso do fogo é substituído por outras técnicas mais eficientes e que não agridem a floresta. É o caso da mecanização agrícola e o uso da mucuna-preta, uma leguminosa que ajuda na recuperação de áreas degradadas.
No último levantamento realizado pelo INPE, o Acre aparece como o estado com o menor índice de queimadas da Amazônia. Graças a esse trabalho, outros estados da região, caso do Mato Grosso, estão aqui para tentar entender as experiências bem sucedidas e implementadas pelo governo do Acre.

Nenhum comentário: