Terça-feira, 20 de Abril de 2010
A castanha-do-Brasil, antes conhecida como castanha-do-pará, é uma semente, do fruto da castanheira, Conhecida como a Rainha da Floresta Amazônica, a majestosa castanheira pode atingir até 50 metros de altura e mil anos de idade. Essa foi fotograda por mim às mergens da BR-317, a estrada do Pacífico, que liga Rio Branco a Brasiléia.
Considerada uma das maiores riquezas na região dos castanhais amazônicos, é cada vez mais valorizada no mercado por seu alto valor nutritivo e sua relação com a conservação ambiental; é a única semente comercializada internacionalmente que tem que ser coletada na floresta. Tentativas de cultivar a castanheira para exploração comercial falharam, pois a árvore só produz o fruto no habitat natural.
Nome científico: Bertholletia excelsa H.B.K.Família botânica: LecythidaceaeOrigem: Região amazônica brasileira – basicamente Pará, mas encontra-se também nos Estados de Rondônia, Acre, Amazonas e norte de Goiás e Mato Grosso. Também é encontrada na Amazônia peruana e boliviana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário