O nível das águas subiu com rapidez durante este final de semana e chegou a 13,26 metros, deixando 31 pessoas desabrigadas em Cruzeiro do Sul.
A cota de alerta do Rio Juruá que é de 11,80 metros já tinha sido ultrapassada há vários dias, com isso, o Corpo de Bombeiros vinha realizando diariamente o monitoramento nas áreas de risco. Neste final de semana, o nível das águas se elevou com mais rapidez e até a noite deste domingo (4) já havia chegado a 13,26, ultrapassando a cota de transbordamento que é de 13m, segundo informou o Corpo de Bombeiros.
Pelo menos 8 famílias foram retiradas do Bairro da Lagoa que é uma das áreas mais afetadas pela enchente Cruzeiro do Sul. Um total de 31 pessoas foram levadas pelo Corpo de Bombeiros para o Salão Cultural Cordélia Lima, onde foram acolhidas pala equipe da Defesa Civil Municipal. Segundo a secretária municipal de assistência social, Rosa Sampaio, a Prefeitura está preparada para dá toda assistência necessária as famílias desabrigadas e caso seja necessário, o Ginásio Bezerrão também será utilizado como abrigo.
Com a construção da ponte sobre o Rio Juruá, muitas famílias foram remanejadas das áreas de risco, com isso, o número de vítimas da enchente pode ser menor este ano.
Segundo informações obtidas pelo Corpo de Bombeiros, nos municípios de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, localizados no Alto Juruá, o Rio já apresentou sinais de vazante, o que pode indicar uma enchente passageira em Cruzeiro do Sul. Diante desta hipótese, o comandante local do Corpo de Bombeiros, major Moisés, aconselha as famílias que tiverem condições a procurarem casas de parentes para se alojar e afirma que o Corpo de Bombeiros pode ajudar na remoção.
www.tribunadojurua.com - Genival Moura
Nenhum comentário:
Postar um comentário