quinta-feira, 17 de março de 2011

Fiscais de RO apreendem mais de mil metros cúbicos de madeira ilegal


madeira (Foto: Ibama RO/ Divulgação)Madeira estava em área de cerca de 26 hectares no sudeste do estado. (Foto: Ibama RO/ Divulgação)
Rondônia continua sendo porta de entrada para o crime ambiental. Uma operação realizada no início deste mês e divulgada nesta quirta-feira (17) pelo Ibama de Rondônia apreendeu mais de mil metros cúbicos de madeira extraída ilegalmente no município de Chupinguaia, na região sudeste do estado.
 
Um total de 1.011 metros cúbicos de madeira serrada estava em uma área de cerca de 26 hectares. Agentes do órgão ambiental viram o produto durante um sobrevoo no local. "Quando a equipe chegou, as pessoas fugiram e esconderam trator e caminhão dentro da mata", diz Regina Marta Nascimento, chefe do escritório regional do Ibama no município de Vilhena. 

Segundo Regina, a madeira foi cortada de forma seletiva e havia cerejeiras, garapas e maracatiaras entre as árvores exploradas. "São madeiras de lei. Não há proibição de corte, mas a área tinha de ser autorizada", diz ela.
O proprietário do local em que a madeira foi encontrada negou envolvimento na exploração de madeira, de acordo com Regina. A derrubada teria sido feita por "invasores". O Ibama multou o proprietário em R$ 126 mil e a Polícia Federal investiga a origem da extração ilegal.

De acordo com o órgão ambiental, a área foi embargada e a madeira doada ao município de Vilhena, que retirou o produto durante o carnaval. Após a apreensão, fiscais do Ibama encontraram mais 161 metros cúbicos de madeira clandestina na região. O órgão continua a sobrevoar o local em busca de outras irregulares.
madeira (Foto: Ibama RO/ Divulgação)Material foi recolhido e doado ao município de Vilhena. (Foto: Ibama RO/ Divulgação)

Nenhum comentário: