Desde o último final de semana, o calor em Rio Branco tem incomodado a população, porém, de acordo com os meteorologistas do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), as temperaturas não estão significativamente acima do normal.
“Em Rio Branco registramos 0.6 graus acima da média na temperatura máxima em outubro, o que não é considerado um desvio normal para a meteorologia”, explica Luiz Alves, meteorologista do Sipam.
O calor mais intenso em outubro já é considerado normal. Junto a setembro, são tradicionalmente os meses mais quentes do ano, quando as temperaturas ficam acima dos 35º C durante vários dias.
Por enquanto a máxima do ano em Rio Branco foi registrada em 8 de setembro, quando as estações meteorológicas marcaram 37°C. Nos últimos dias, a maior temperatura foi registrada na segunda-feira (26), com máxima de 36.3°C. Em todo o Acre, a alta umidade também ajuda a aumentar a sensação térmica de calor, chegando aos 40ºC.
Na quarta-feira (28), chuvas fortes chegaram amenizando um pouco a temperatura nas proximidades de Tarauacá e Sena Madureira e em toda a área central do estado. Já nesta quinta, a previsão é de dia nublado com chuvas fracas para todo o Acre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário