sábado, 16 de outubro de 2010

Tudo pronto para a ABAV 2010



Nos dias 20, 21 e 22 de outubro, profissionais do setor de turismo levarão para o Riocentro, no Rio de Janeiro, as tendências do setor para o ano de 2011. É o 38ª edição do Congresso Brasileiro de Agências de Viagens – ABAV 2010 e Feira das Américas, o maior evento do setor do continente americano, que deverá atrair 24 mil visitantes. Somente a exposição ocupará  35 mil metros quadrados, reunindo 800 empresas e órgãos governamentais expositores.

A expectativa é que a ABAV 2010 movimente cerca de R$ 26 milhões na economia do Rio, entre gastos dos congressistas com hospedagem, alimentação, compras e entretenimento. A média de ocupação hoteleira durante o evento, que vai de 20 a 22 de outubro, é de 80%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH/RJ).
A abertura oficial será dia 20, às 10h, no Pavilhão 5, com pronunciamento do presidente da ABAV Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira. Além do ministro do turismo Luiz Barreto, do governador e do prefeito do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e Eduardo Paes, está sendo aguardada a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, entre outras autoridades convidadas.

“Este é um grande momento para o mercado. Muitas oportunidades sugem para o empresariado durante esse encontro, além de conseguirmos reunir todos os segmentos do mercado em discussões sobre as necessidades de cada área. Ao final, teremos nas mãos um documento com o diagnóstico do setor que servirá para orientar nossas ações”, afirma Carlos Alberto Ferreira, presidente da ABAV. 
As atividades da ABAV 2010 começam diariamente às 9h30, com a parte técnica do congresso, com as salas temáticas e as plenárias a partir de 12h. Às 13h, começa a exposição.
Seminários: nova formatação
Uma reformulação na parte técnica dará mais conteúdo e dinamismo ao Congresso, cujo tema central é Agente & Cliente: a Melhor Relação. Nesta edição, os seminários das salas temáticas acontecerão simultaneamente nos dias 21 e 22, das 9h30 às 12h, antes da realização das sessões plenárias, que seguem das 12h às 14h. Não haverá, como nos anos anteriores, pré-inscrições. As vagas serão limitadas e preenchidas por ordem de chegada.

Segundo Ferreira, a reestruturação teve como objetivo agregar mais conhecimento técnico ao agente. “A ABAV, ao longo dos últimos anos, vem se antecipando aos novos desenhos do mercado, que logicamente trouxeram desafios desconhecidos ainda para o agente de viagens. O nosso evento tem acompanhado esse processo e, já há algum tempo, estamos dando maior peso à parte científica, que acaba ficando limitada aos horários da exposição”, explica o dirigente.

Nas salas, serão realizadas nove Rodadas de Oportunidades simultâneas, durante os dois dias, em formato de debate para estimular a interatividade. Os agentes terão a oportunidade de estar frente a frente com empresários de destaque de vários segmentos da cadeia produtiva do turismo para discutir cruzeiro marítimos, operação, receptivo, seguro e assistência, turismo rodoviário, locação de veículo, turismo corporativo, além de temas relacionados à tecnologia e marketing voltado para as classes C e D.

Sardenberg é uma das atrações das plenárias
Em seguida, serão realizadas as sessões plenárias, no auditório principal do Pavilhão 5. O jornalista e comentarista econômico Carlos Alberto Sardenberg comandará a palestra do dia 21 com o tema central do evento. Sardenberg é âncora do programa CBN Brasil, da Rádio CBN, e comentarista no Jornal das Dez, da Globonews, e no Jornal da Globo, da TV Globo, além de colunista do O Estado de S.Paulo e do O Globo. 
A palestra de encerramento, no dia 22, será comandada pelo PROAGÊNCIA II. O palestrante e ator André Tadeu, por meio de personagens divertidos do cotidiano do agente de viagens, falará sobre o tema Reinventando as Agências de Viagens. Em formato de training show, onde o foco central é desenvolvido por meio de um show teatral, André mostrará o que pensa, quer e precisa o empreendedor do Agenciamento de Viagem diante da atual conjuntura do mercado.

Feira das Américas – o mundo no Riocentro
A Feira das Américas reunirá operadoras de turismo, companhias marítimas e aéreas, hotéis e resorts, seguradoras, editoras especializadas,  destinos nacionais e internacionais, órgãos governamentais e entidades empresariais do setor. Dividida em três pavilhões, será palco de muitas novidades. Os expositores prepararam lançamentos, degustações, sorteios, apresentações artísticas e outras atrações.
Serão aproximadamente 300 estandes, reunindo 800 expositores. A participação de países em relação à edição anterior aumentou significativamente. Neste ano, são 50 contra 42 do ano passado, somando, até o momento, 26 delegações estrangeiras, com previsão de aumento até o início do evento.
Rio de Janeiro
Ana Stern
anastern@captaconsult.com.br
21 9995-6830 / 3286-4112

Nenhum comentário: