sábado, 11 de agosto de 2007

Manejo do pirarucu em Manuel Urbano


Há três anos um projeto piloto de manejo de pirarucu é desenvolvido no lago Santo Antônio, no município de Manoel Urbano, a 260 quilômetros da capital pela BR-364. A iniciativa é resultado de um conjunto de ações desenvolvidas por Ibama, governo do Estado (Seaprof), ONG wwf Brasil e colônia de pescadores da região.

O projeto Alto Purus nasceu de um acordo de pesca realizado em 2004. A partir daí, ficou terminantemente proibida à pesca do pirarucu com a intenção de favorecer a reprodução da espécie. Durante toda esta semana, técnicos e pesquisadores envolvidos no projeto estiveram no lago Santo Antônio fazendo a pesca e o manjo do peixe, que deve ser levado outros lagos da região.

O resultado do trabalho surpreendeu até mesmo o técnico da wwf Brasil. “Alguns indivíduos chegaram a atingir 2m40cm de comprimento, o que é impressionante”, disse Antônio Oviedo. Uma prova de que as metas estabelecidas pelos pesquisadores haviam sido alcançadas.






2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Senildo, te enviei um email com o endereço do congresso de jornalismo ambiental, no BOL.

Abraços!
Lydia

Anônimo disse...

It's interesting blog. I want to know more about pirarucu. Sorry, but I don't speak Portuguese. I am from Peru, I speak Spanish and English.
I can understand Portuguese more o less.
greetings,