sexta-feira, 25 de maio de 2007

Especial BR-364: a caminho do Juruá



Um sonho antigo do povo acreano, a conclusão da BR-364, começa a se tornar realidade. No início do ano, o governador Binho Marques assinou ordem de serviço ao custo de R$ 40 milhões para a compra dos insumos. Material fundamental para dar início a obra nos trechos entre Sena Madureira/ Manoel Urbano e Feijó. Apesar das chuvas, o Deracre trabalha em duas frentes de serviço. Uma a partir do rio Purus, em Manoel Urbano, e a outra saindo de Feijó em direção ao rio Jurupari. O objetivo é reabrir a estrada, pelo nono ano consecutivo, até o dia 15 de junho. Os repórteres Senildo Melo e Josenir Melo (TV Aldeia), Ailton Oliveira (TV Rio Branco), Juraci Xangai (Página 20), Pedro Devani e Sérgio Vale (Assessoria de Imprensa) aceitaram o desafio de documentar a história dos moradores que vivem às margens da BR 364, numa missão que em sua primeira fase durou oito dias. Chegamos em Feijó na sexta-feira (25), depois de caminharmos por cinco dias, o equivalente a 64 quilômetros, percorremos outros 100 em lombo de animais. Durante esse período, conhecemos um Acre que poucas pessoas pensam existir. Uma região cheia de gente ordeira e hospitaleira, que divide até mesmo o único alimento disponível em sua dispensa. A jornada é sofrida, porém gratificante. Todos os momentos dessa história eu começo a contar a partir de agora. A aventura só termina quando chegarmos à Cruzeiro do Sul. Até lá...

















terça-feira, 15 de maio de 2007

Quinari registra safra recorde de amendoim






A safra de amendoim desse ano já é considerada uma das melhores pelos produtores rurais de Senador Guiomard, município distante 25 quilômetros de Rio Branco e que no último dia 14 comemorou 31 anos de fundação. O pólo produtor fica no ramal Gadelha, no projeto de assentamento Limeira. Solo arenoso e chuva na medida certa favorecem o bom desempenho da produção. O paranaense Francisco Correia (foto), 56 anos, disse a reportagem da Tv Aldeia que chegou ao Acre há sete anos. Ele cultiva amendoim numa área de dois hectares e têm expectativa de colher duas toneladas por hectare. Difícil é o beneficiamento do produto. É que a peladeira, equipamento usado para descascar o grão, ainda é todo artesanal. A Secretaria Municipal de Agricultura tem procurado incentivar a criação de uma cooperativa para fortalecer a atividade com o uso de novas tecnologias. Parceiros como Senac e Sebrae também ministram curso prático as esposas dos produtores para que elas possam produzir pratos típicos como tapioca, doces e torta gelada, tudo à base de amendoim. O incentivo do poder público, aliado a vocação agrícola, faz de Senador Guiomard o maior produtor de amendoim do estado.

quinta-feira, 3 de maio de 2007

BR-364: o desafio continua

Há anos a população do Vale do Juruá sonha com a conclusão da BR-364. O isolamento, no período das chuvas, eleva o custo de vida de quem depende da estrada para escoar a produção. Em 2007, a rodovia foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Mais do que um compromisso do presidente Lula com os acreanos, representa a certeza da liberação de recursos. E como eles serão importantes. A obra está orçada ao custo total de 700 milhões de reais. Até o meio do ano, a ordem de serviço deverá ser assinada pelo governador Binho Marques para dar início à construção do trecho entre Sena Madureira/ Manuel Urbano e Feijó. São cerca de 240 quilômetros do pior trecho da estrada, que inclui a construção de mais de 10 quilômetros de ponte. A previsão do governo do Acre é que a obra fique pronta em dezembro de 2010.