domingo, 26 de agosto de 2007

Baixo nível do rio Acre dificulta abastecimento de água


O nível do rio Acre, cotado abaixo de 1m80cm, já é o mais baixo do ano. A foto acima é um registro da situação no município de Xapuri. O leito raso dificulta principalmente a navegação. Em Rio Branco, o Serviço de Água e Esgoto (Saerb), planeja uma alternativa para captação de água em níveis mais profundos para não comprometer o abastecimento de água de capital.

sábado, 11 de agosto de 2007

Manejo do pirarucu em Manuel Urbano


Há três anos um projeto piloto de manejo de pirarucu é desenvolvido no lago Santo Antônio, no município de Manoel Urbano, a 260 quilômetros da capital pela BR-364. A iniciativa é resultado de um conjunto de ações desenvolvidas por Ibama, governo do Estado (Seaprof), ONG wwf Brasil e colônia de pescadores da região.

O projeto Alto Purus nasceu de um acordo de pesca realizado em 2004. A partir daí, ficou terminantemente proibida à pesca do pirarucu com a intenção de favorecer a reprodução da espécie. Durante toda esta semana, técnicos e pesquisadores envolvidos no projeto estiveram no lago Santo Antônio fazendo a pesca e o manjo do peixe, que deve ser levado outros lagos da região.

O resultado do trabalho surpreendeu até mesmo o técnico da wwf Brasil. “Alguns indivíduos chegaram a atingir 2m40cm de comprimento, o que é impressionante”, disse Antônio Oviedo. Uma prova de que as metas estabelecidas pelos pesquisadores haviam sido alcançadas.






Festival do Açaí incentiva turismo no município de Feijó



A prefeitura do município de Feijó, distante cerca de 400 quilômetros da capital, realiza de 6 a 9 deste mês mais uma edição do Festival do Açaí. O evento acontece no calçadão ao lado do rio Envira. Durante os dias de festividade são realizados diversos shows com bandas locais e de Rio Branco. Além da distribuição de açaí aos convidados. Várias caravanas saíram da capital e dos municípios próximos á Feijó com objetivo de prestigiar a tradicional festa. Somente neste fim de semana é esperado um público superior a 20 mil pessoas para o encerramento do Festival do Açaí.

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Uso da mucuna-preta garante mais produtividade aos agricultores do Bujari


Uma propriedade localizada no Projeto de Assentamento Espinhara II, no município do Bujari, se tornou unidade produtiva modelo no combate ao uso do fogo. Desde a implantação do projeto, há três anos, o agricultor Francisco Ferreira (foto) conseguiu recuperar dois hectares de área degradada com a utilização da mucuna-preta, uma leguminosa importante que ajuda o solo a repor os nutrientes perdidos com a queima. O bom resultado da experiência garante ao produtor rural uma renda mensal de R$ 400,00.

O uso do sistema agro-florestal, o Saf, que consiste no plantio de várias plantas no mesmo espaço, também é uma alternativa viável. Numa área de 12 hectares foram cultivadas cerca de 50 espécies de plantas nativas. Algumas nobres como mogno, mulateiro e cumarú. O acompanhamento técnico é realizado pela Seater

O plano de combate ao uso do fogo é implementado pelo governo do estado em parceria com a ong Projeto Fogo. Os órgãos institucionais visitam as propriedades ministrando palestra com objetivo de conscientizar os agricultores para o uso racional da terra.