quarta-feira, 2 de julho de 2008

Desmatamento na Amazônia registra queda

O desmatamento caiu na Amazônia em maio, mas a tendência de alta neste ano ainda se mantém com a chegada do verão. Pior: em 2008, 61% da devastação se concentrou justamente nos 36 municípios que foram alvo prioritário de ações do governo e onde toda e qualquer derrubada foi proibida. Os dados são do SAD, Sistema de Monitoramento da Floresta por satélite do Imazon.
Em maio deste ano, o SAD detectou 294 km2 desmatados em sete Estados da Amazônia. Isso representa uma queda de 26% em relação ao mesmo mês de 2007.
A queda causou uma ligeira desaceleração na tendência de alta na taxa de desmatamento acumulada em 2007/2008. Em vez do aumento de 10% calculado pelo Imazon no acumulado de agosto a abril, a alta de agosto a maio é de 7%. Isso representa 4.142 km2 de floresta abatidos --mais de 2,5 vezes a área da cidade de São Paulo.
Mato Grosso concentra 48% de todo o desmate visto pelo SAD entre 2007 e 2008, embora tenha tido queda de 16% na taxa de derrubada em comparação com o período de 2006 a 2007. Ainda de acordo com o Sistema de Monitoramento da Floresta por satélite do Imazon, o Acre foi o Estado que apresentou a menor taxa de desmatamento no período. O superintendente regional do Ibama no Acre, Anselmo Forneck, disse que isso é resultado da parceria entre o órgao e o governo do Acre nas ações de fiscalização na região de fronteira entre os Estados e Rondônia e Amazonas. "Principalmente na região da Ponta do Abuna", concluiu.

Nenhum comentário: