segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Licenças para queimadas continuam suspensas no Acre


A suspensão de licença para queimadas iniciou no dia 11 de agosto e vai até 15 de outubro. Realizar a queimada sem a autorização do órgão ambiental responsável é crime ambiental. A necessidade de que essa prática não continue nesse período do ano garante que não haja graves danos ao meio ambiente, devido às condições climáticas não serem.
A fiscalização já é prática consolidada. As imagens de satélite e sobrevôos são ferramentas importantes no trabalho que funciona em uma parceria do Pelotão Florestal e da Polícia Militar, além de equipes que montam barreiras fixas e móveis, e fazem o trabalho de apreensão de madeiras ilegais, como ocorreu na semana passada, onde 149,19 m³ de toras foram apreendidas na estrada de Porto Acre.
Ao invés de avançar no desmate da propriedade, o produtor rural pode fazer o racionamento de áreas com o plantio de leguminosas como, por exemplo, a mucuna preta, essa ação é chamada de roçado sustentável. A prática faz com que o terreno que está degradado seja recuperado, devido às leguminosas restabelecem nutrientes da terra. A rotação de roçado com plantio da mucuna diminui a carga de trabalho e aumenta a rentabilidade da área cultivada.

Nenhum comentário: