quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Imazon detecta 210 km² desmatamento na Amazônia

Quinta-feira, 30 de outubro de 2010

Área equivale ao tamanho de 131 Parques do Ibirapuera, em São Paulo.  


O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), organização que faz um levantamento paralelo ao oficial da devastação na região amazônica, registrou em agosto a destruição de 210 km² de floresta.

A área detectada equivale a 131 vezes o tamanho do Parque Ibirapuera, em São Paulo, ou a pouco mais que 5 vezes o tamanho do Parque Nacional da Tijuca, no Rio. Só em julho, haviam sido detectados 155 km² de devastação na Amazônia Legal, que engloba os estados do Norte, mais Mato Grosso e parte do Maranhão.

De acordo com o Imazon, a devastação registrada em agosto representa redução de 23% em relação ao mesmo período de 2009. No ano passado, a área desmatada somou 273 km² para o mês de agosto.

O Pará registrou 68% do desmatamento observado para agosto de 2010, segundo o Imazon. O estado também teve as cidades com maiores índices de desmatamento para o período. Os municípios que mais desmataram em agosto foram São Félix do Xingu (44,5 km²), Altamira (34,7 km²) e Novo Progresso (10 km²), todos no Pará.

Mato Grosso foi o segundo estado com mais desmatamento no período, correspondente a 11% do total, seguido do Amazonas (10%), Acre (6%) e Rondônia (5%).

Foto: Imazon/ Reprodução

Mapa do Imazon mostra áreas afetadas por desmatamento em agosto. (Foto: Imazon/ Reprodução)

Por conta da cobertura de nuvens no período, foi possível monitorar 81% da área da amazônia Legal. A região não mapeada equivale ao estado do Maranhão e a partes do Amapá, Roraima, Pará e Amazonas.

Fonte: globoamazonia

Nenhum comentário: