sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Aquecimento global há milhões de anos não destruiu floresta tropical, diz estudo

Sexta-feira, 12 de novembro de 2010


A ideia de que o aquecimento global pode ser fatal para as florestas tropicais é questionável, segundo apontam evidências de pesquisa publicada na revista "Science" que mostra que, num outro período de aquecimento ocorrido há 56,3 milhões de anos, selvas da Colômbia e da Venezuela não foram prejudicadas – pelo contrário, cresceram de forma ainda mais exuberante.

Aumenta emissão de fuligem de queimadas no ar da Amazônia, diz Inpe Aquecimento global há milhões de anos não destruiu floresta tropical, diz estudo Operação no Pará destrói garimpo ilegal dentro de terra indígena kaiapó BNDES lança fundo de R$1 bi para reduzir emissões na agricultura Peixe amazônico 'amamenta' filhote com muco similar ao leite, mostra pesquisa Cento e oitenta mil filhotes de tartaruga são soltos em rio no Amazonas Filhote de onça resgatado no PA receberá treinamento para voltar à vida selvagem Ritual indígena de MT é declarado patrimônio cultural brasileiro

Os cientistas analisaram pólen retido em rochas antes, durante e depois desse aquecimento global primordial. Naquela ocasião, as temperaturas do globo aumentaram entre 3 e 5 graus e o nível de dióxido de carbono dobrou em 10 mil anos. A temperatura elevada seguiu por um período de 200 mil anos.

Nesse tempo, a floresta apresentou um aumento no número de espécies muito maior que o número de extinções. Entre os fósseis da fase aquecida, foi encontrado pela primeira vez pólen de plantas da família do maracujá e do chocolate, entre outros.

Detalhe importante: essa fase mais aquecida foi também úmida. Por isso, é possível que o atual aquecimento global não seja prejudicial às florestas se o clima não ficar também mais seco. Os modelos que tentam prever o futuro climático do planeta prevêem tanto que a umidade pode cair como crescer – no caso específico da Amazônia, no entanto, predomina a teoria de que a floresta ficará mais seca.

Fonte: Globo Amazônia



Nenhum comentário: