sábado, 18 de dezembro de 2010

Brasil anuncia criação de inventário com dados de florestas do país

 
O governo brasileiro anunciou a criação do Inventário Florestal Nacional, que vai levantar dados das florestas do país para construir um retrato geral dessas áreas.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou que o inventário, a ser feito a cada cinco anos, é um instrumento estratégico pois permitirá que se conheça não só a biomassa aérea e subterrânea, mas "os estoques de carbono e o status de conservação da biodiversidade na parte de flora.

O inventário terá como objetivo analisar a quantidade e a qualidade das florestas brasileiras e servirá também para conhecer a relação da população com o ambiente, segundo um comunicado do ministério.

Os principais aspectos analisados serão o diâmetro e a altura das árvores, suas condições fitossanitárias, as características do solo e a quantidade de matéria orgânica morta, entre outros.
Para efetuar o estudo, equipes de especialistas recolherão dados em 20 mil pontos distribuídos por florestas de todo o país.

O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Antônio Carlos Hummel, afirmou que conhecer o estado das florestas brasileiras é essencial para analisar o impacto das mudanças no clima.

Nenhum comentário: