quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Agricultores familiares de Xapuri apresentam boas experiências como alternativas de (REDD+)

Instituto de Mudanças Climáticas prepara workshop que vai reunir técnicos de vários países para discutir projetos de redução de emissões por desmatamento e degradação ambiental


 
O governo do Acre vem trabalha em parceria com os produtores familiares projetos de redução de emissões por desmatamento e degradação (REDD+) obedecendo à vocação e o potencial produtivo de cada região.
Seu José Soares Dantas, 46 anos, mora no ramal do Miranda, lote 24, no Pólo Agroflorestal Xapuri II. Inserido no Programa de Aquisição e Alimentos (PPA) do Governo Federal e contando com assistência técnica por parte da Secretaria de Agricultura e Produção Familiar (Seaprof) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o agricultor familiar cultiva numa área de 5 hectares diversas espécies frutíferas e não frutíferas, o chamado Sistemas Agroflorestais. Aliado a isso, seu José investe em hortaliças, criação de pequenos animais, culturas como banana e mandioca para a produção da farinha.
O agricultor também fala com entusiasmo da boa experiência com o cultivo da mucuna-preta, uma planta forrageira que recupera áreas degradadas. “Fiz um plantio experimental com a mucuna e fiquei impressionado com o resultado”, conta seu José Soares. “A planta recuperou o solo, adubou e hoje eu consigo fazer até três colheitas ao ano numa mesma área, sem a necessidade do uso do fogo”, disse.
O ramal é dotado de boa infraestrutura com asfalto e energia elétrica do programa Luz para Todos. Por ser uma unidade de referência, a área recebeu na última segunda-feira, dia 22, a visita de técnicos do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Unidade de Central de Geoprocessamento (UCEGEO) e da Secretaria de Agricultura e Produção Familiar para um levantamento prévio. O objetivo é identificar o potencial da região para uma possível visita de técnicos que virão do Equador, Nepal, Costa Rica, Peru, México entre outros países, para participarem de um workshop sobre mudanças climáticas e conhecerem experiências bem sucedidas do Acre na área de REDD+.

Outra experiência bem sucedida que deve ser visitada durante o dia de campo será a Indústria Natex de preservativos masculinos. A fábrica utiliza como matéria prima o látex extraído dos seringais nativos da Reserva Extrativista Chico Mendes, beneficiando cerca de 700 famílias de extrativistas. Além de consolidar o programa de desenvolvimento sustentável do governo do Acre, o projeto é estratégico na geração de emprego e renda para cerca de 700 famílias de extrativistas da região.
O workshop está previsto para acontecer de 3 a 7 de outubro em Rio Branco e será organizado pelo Instituto de Mudanças Climáticas em parceria com a Ong CARE Brasil.


Nenhum comentário: