segunda-feira, 9 de abril de 2012

Infraestrutura tecnológica do Sipam cadastra 117 mil famílias em programas sociais

A infraestrutura tecnológica do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) está contribuindo para ampliar o acesso das famílias que vivem em situação de extrema pobreza nos programas sociais do governo federal na região amazônica. De novembro de 2011 até  março deste ano, foram mais de 117 mil famílias beneficiadas pelos programas sociais: o bolsa família e o bolsa verde. O cadastramento foi possível graças a parceria ente os Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e do Meio Ambiente e o Sipam.

No caso do bolsa família, o Sipam instalou antenas de transmissão via satélite em lugares de difícil acesso e comunicação. Com a colocação no final do ano passado de 27 equipamentos, foi possível incluir 101 mil famílias no bolsa família. Os técnicos do Sipam se preparam para mais quatro missões ainda nesse mês abril para os estados do  Acre e do Amazonas. Eles instalarão mais 4 antenas, cumprindo o acordo de Cooperação com o MDS, que prevê 166 equipamentos na Amazônia até 2013. “Com a antena, o técnico do município faz o cadastramento das famílias on-line. Além disso, usaremos essas informações para alimentar o nosso banco de dados sobre a Amazônia”, ressalta o diretor técnico do Sipam, Cristiano Cunha.

No Bolsa Verde, foram beneficiadas 17 mil famílias em situação de extrema pobreza e que vivem do extrativismo sustentável na Amazônia. A expectativa é cadastrar mais 11 mil nesse ano de 2012. Desde  novembro do ano passado, já foram beneficadas 17 mil famílias na região amazônica. Com isso, o bolsa verde estará incentivando 28 mil extrativistas amazônicos a fazer um uso sustentável da floresta, por meio da exploração do látex, das castanhas, de óleos vegetais, do açaí ou até da madeira, segundo critérios fixados por planos de manejo.
 
“O bolsa verde será extendido para todo o Brasil nesse ano e pretendemos chegar a 50 mil famílias cadastradas”, afirma a diretora de extrativismo do MMA, Claudia Calorio.  “Estamos tirando da invisibilidade essas pessoas que vivem da floresta, incentivando-as ao uso consciente”, complementa.  As famílias do bolsa verde também recebem o  bolsa família.

A cada três meses o Sipam monitora (com radares, sensores e imagens de satélites) o desmatamento nessas áreas de conservação ambiental para que as famílias em situação de extrema pobreza e que vivem da atividade produtiva possam receber os recursos do bolsa verde (R$ 300,00 por trimestre). A condição para receber o benefício é não desmatar e usar os recursos da floresta de forma sustentável. O  objetivo do Programa é aliar a preservação ambiental à melhoria das condições de vida e a elevação da renda dessas famílas que vivem do uso sustentável da cobertura vegetal, dentro dos limites da lei.

Fonte: Assessoria Sipam

Nenhum comentário: