segunda-feira, 24 de março de 2014

Novo porto na BR-364 contará com três balsas ligando o AC a RO

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) informou que o novo porto para atracamento de balsas sobre o Rio Madeira, em Rondônia, ficaria pronto ainda neste domingo, 23. Homens do Exército, Polícia Rodoviária Federal e do DNIT realizam ações de desobstrução desde a última quinta-feira.
unnamed (4)
Para chegar ao novo local de atracagem das balsas, os caminhoneiros terão de percorrer um caminho um pouco maior, formado por muita vegetação submersa. Eles também vão trilhar um caminho entre copas de árvores e pontos de extremo alagamento. Em alguns trechos a água já chega a cobrir a rodovia em mais de 1,50m, tornando o trânsito arriscado e prejudicando a viagem dos condutores e produtos transportados.
O novo ponto de encontro dos caminhões será liberado a cerca de 150 quilômetros da capital rondoniense.  Da última vez que se improvisou um porto na região bastou menos de cinco horas de atividade do espaço para o surgimento de novos problemas. A situação era bem menos preocupante.
O novo porto, feito na região de Nova Mutum, tinha solo extremamente úmido, e ocasionou o atolamento de três caminhões. À época, a travessia de veículos precisou ser interrompida.
No início do mês, o inspetor João Bosco Ribeiro, da PRF, reafirmou a presença de equipes e o continuo trabalho dos profissionais para resolver o problema. Ele também ressaltou preocupação, afirmando o seguinte: “Eu não vejo uma luz no fim do túnel, pelo contrário, fica mais escuro a cada dia. Hoje o rio atingiu 18,87, e vai a 19 metros. A situação está crítica. Quando a gente encontra uma alternativa, surge outro problema”, relatou o inspetor.
E a situação só se complica no dia a dia. O Rio Madeira, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), já ultrapassa os 19,40m. O nível só era esperado para o início de abril.
Fonte: AC24horas

Nenhum comentário: