segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Seja inteligente: ajude a salvar o meio ambiente

Para muitos o tema não desperta interesse. Quando se fala em desenvolvimento sustentável e preservação da biodiversidade, logo associam o problema a interesses particulares. Enquanto esse pensamento norteia grande parte da sociedade, o planeta azul (ou seria preto de gases poluentes e queimadas) pede socorro.
Há cerca de dois anos comecei a me interessar por reportagens sobre meio ambiente. São matérias sempre mais difíceis de serem produzidas (pela logística e deslocamento), porém são também as mais preferidas do público. Mas não se tornou um interesse meramente profissional. Lendo o livro Mundo Sustentável, do jornalista André Trigueiro, percebi o quanto posso contribuir para um futuro menos catastrófico para as minhas futuras gerações. Gestos simples e atitudes inteligentes podem fazer a diferença.

Numa hera onde é comum encontrarmos a figura do ‘Zé Sujão’ e suas garrafas plásticas, a iniciativa pela preservação do meio ambiente parece ser o único caminho. Essa semana estive na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA), onde apanhei quinze mudas de diversas árvores como Ipê e Açaí. Seguindo os conselhos do meu bom amigo, professor Claudemir Mesquita (um estudioso das questões ambientais), resolvi reflorestar a margem do igarapé Fundo, no curso onde ele passa ao lado da minha residência, no Conjunto Esperança.

Se todas as mudas ‘vingarem’, dentro de cinco anos o bairro terá quinze belas arvores para evitar a erosão do barranco e embelezar uma área ainda pouco valorizada.
Meio Ambiente: depende de mim, depende de nós!

Nenhum comentário: