quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Pesquisa da Embrapa promove aproveitamento de sementes da seringueira

A seringueira é uma planta nativa da floresta Amazônia, mas isso não garante ao Brasil a liderança na produção de látex. Atualmente os paises asiáticos são os maiores produtores de borracha do mundo. Isso causa reflexos negativos na nossa economia. Um exemplo disso, é que Só em 2007 o Brasil importou 75% de toda a borracha consumida, gerando um custo de 384 milhões de dólares. Mas, parte da Embrapa Acre a alternativa para fazer o país dobrar os seringais de cultivo. Os estudos são desenvolvidos pelo pesquisador Rivaldave Coelho e consiste no melhor aproveitamento das sementes para o plantio.

Entre o mês de janeiro e a primeira quinzena de fevereiro, a planta lança as sementes na natureza. A técnica é simples: basta o produtor limpar bem o terreno para a coleta das sementes. Depois de acondicionadas em saco plástico, o material é levado para uma sementeira onde será transformado em muda para o plantio.

A Embrapa Acre dispõe de toda orientação para o seringueiro ou produtor rural que desejar investir na produção de seringa. O que pode ser um negócio rentável, a renda bruta por hectare colhido pode chegar a R$ 1.166. Além disso, a principal função da seringueira é a produção de látex, mas isso só é possível porque a planta é capaz de fixa o gás carbônico presente na atmosfera, contribuindo para a redução do efeito estufa.

Nenhum comentário: