quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Projeto da Embrapa melhora geneticamente o cupuaçu e deixa a cultura mais resistente a ação de doenças


O cupuaçu é uma planta nativa da região Amazônica. A poupa da fruta é bastante usada na indústria cosmética e na produção de chocolate. Brasiléia é o município acreano que apresenta maior produtividade. Mas o surgimento de fungos que atingem a plantação, como a vassoura-de-bruxa, vem comprometendo a safra em algumas regiões do Estado.
A expectativa da Embrapa é que com o melhoramento genético, a planta possa se tornar mais resistente à doença.

A pesquisa é desenvolvida por meio de uma parceria entre a Embrapa Acre e outras seis unidades da Embrapa da região Norte. Numa área de plantio de dois hectares, a fruta selecionada é colhida e armazenada num saco plástico. Os estudos de campo são coordenados pela pesquisadora da Embrapa Acre, Clideana Cabral.

Em seguida, o material é levado para o laboratório da Embrapa para ser analisado, onde é feita a caracterização da fruta, que consiste na medida do cumprimento e circunferência, além da pesagem. Depois de partir o fruto, a poupa é separada da semente e levada para experimento individual de resistência, produtividade e sabor.

O trabalho está apenas no início, mas de acordo a pesquisadora responsável pelo projeto, dentro de cinco anos será possível distribuir mudas de cupuaçu, mais resistentes à vassoura-de-bruxa, aos produtores da região.

Nenhum comentário: