quarta-feira, 14 de maio de 2008

Ex-governador do Acre é sondado para vaga no Ministério do Meio Ambiente


Na tentativa de preencher imediatamente o cargo deixado por Marina Silva, o presidente Lula chegou a sondar o secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Mic, que se encontra em viagem de trabalho fora do país, mas diante da lembrança de um fiel petista, Jorge Viana, Lula decidiu mudar de estratégia.

Após um telefone do amigo Lula, o ex-governador do Acre viajou esta madrugada para Brasília, onde hoje participa de uma reunião com o presidente, de onde deve ser anunciado novo Ministro do Meio Ambiente. Para a Amazônia e em especial para o Acre, não muda praticamente nada. Com seu perfil de defensor da floresta, Jorge Viana também conquistou o respeito de ambientalistas e até mesmo da oposição. Ele guarda no currículo a credencial de ter sido o único governador petista a governar com competência seu Estado mesmo tendo na presidência da República o tucano Fernando Henrique Cardoso.

Histórico de Jorge Viana
Um dos articuladores da criação da Frente Popular do Acre, que hoje congrega 17 partidos políticos. Jorge Viana, do PT, foi prefeito de Rio Branco entre 1992 e 1995. Eleito governador do Acre em 1998, chegou à reeleição em 2002. Com sua polícia de desenvolvimento tirou o Acre do último lugar na educação do país para a décima primeira colocação. Graças a esse trabalho, conseguiu eleger o seu sucessor, Binho Marques (PT) em 2006. Afastado do governo, assumiu a presidência do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Acre e atualmente ocupa uma vaga de executivo da Elibras.

Nenhum comentário: