segunda-feira, 22 de março de 2010

Projeto repassa dinheiro da indústria de automóveis para a Amazônia


Um projeto que prevê o repasse de 1% do capital obtido por fabricantes de veículos e de pneus para investimentos em sustentabilidade na Amazônia Legal foi aprovado esta semana, na quarta-feira (17), pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, na Câmara dos Deputados, em Brasília.


O projeto de lei 6288/09, de autoria do deputado Marcio Junqueira (DEM-RR), estabelece que o dinheiro retirado dos lucros da indústria automobilística seja revertido em programas de exploração sustentável dos recursos naturais nos estados do Norte do Brasil e parte de Mato Grosso e Maranhão. A região corresponde a cerca de 61% do território brasileiro.


A verba deverá ser aplicada por meio do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA), que hoje é mantido pela União e por doações de pessoas físicas e jurídicas. A proposta cria a primeira contribuição obrigatória ao fundo por parte do setor privado.

No texto apresentado à comissão, Junqueira defende que o "modelo atual de ocupação e exploração da Amazônia brasileira é ambientalmente insustentável". O deputado justifica a escolha de carros e pneus como fonte dos recursos porque, segundo ele, "constituem a principal fonte de poluição do ar das cidades."


Para ser aprovado, o projeto ainda precisa passar por duas comissões na Câmara antes de ir ao Plenário da Casa. Segundo Junqueira, as outras comissões devem avaliar o projeto até o fim de maio.

Nenhum comentário: