segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Ano de 2010 entra para a história como um dos mais quentes

O ano de 2010 foi, junto com o de 2005, o mais quente da Terra desde o início dos registros em 1880, e representou o 34º ano consecutivo com temperaturas acima da média registrada no século XX, segundo a Administração Nacional Atmosférica e Oceânica (NOAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

A temperatura de 2010 foi 0,96º C superior à média do século XX, ressaltaram nesta quinta-feira os cientistas do Centro Nacional de Dados Climáticos, em Asheville, na Carolina do Norte, em seu site.
Além disso, o NOOA revelou que 2010 foi o ano mais úmido, em termos de precipitação média global, desde que se mede esta variável, de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira pela imprensa local.


 Por sua vez, a temporada de furacões do ano passado no Pacífico, com sete tempestades e três furacões, representou o registro mais baixo desde que os cientistas começaram a utilizar satélites para suas observações em meados de 1960.

Em contraste, a temporada de furacões no Atlântico foi extremamente ativa, com 19 tempestades e 12 furacões, que situam 2010 em terceiro e segundo lugar, respectivamente.

O organismo estatal dos EUA indicou, além disso, que de meados de junho a meados de agosto se registrou "uma incomum corrente de ar que desceu rapidamente da Rússia Ocidental para o Paquistão".
Esta corrente, segundo a NOAA, contribuiu para a onda de calor sem precedentes de dois meses de duração na Rússia e para as devastadoras inundações no Paquistão no final de julho.

Fonte: UOL

Nenhum comentário: