sábado, 26 de março de 2011

Monumentos brasileiros ficarão às escuras neste sábado

As cidades brasileiras que participam da campanha ambiental Hora do Planeta vão apagar as luzes de seus monumentos mais famosos na noite deste sábado.

Durante uma hora, das 20h30 às 21h30, marcos como o Cristo Redentor (RJ), o Jardim Botânico (PR) e o estádio Pacaembu (SP) ficarão às escuras.

No Brasil, o primeiro minuto da Hora do Planeta será de silêncio, em homenagem às vítimas do terremoto e do tsunami que atingiram o Japão e às famílias atingidas pelas enchentes no Rio de Janeiro e em outros estados.

Drina Thurston/AFP
Ópera House, na Austrália, com as luzes apagadas durante a Hora do Planeta; no Brasil, cerca de 80 cidades vão aderir
Ópera House, na Austrália, com as luzes apagadas durante a Hora do Planeta; no Brasil, cerca de 80 cidades vão aderir

O Rio, que participa pela terceira vez consecutiva, é a sede do evento no Brasil e vai apagar as luzes, além do Cristo Redentor, dos Arcos da Lapa, da orla da praia de Copacabana.
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, estarão presentes na festa que acontece no Arcos da Lapa, que passa por restauração, e terá a participação de escolas de samba cariocas.

Na Bahia, participarão o Tribunal de Justiça do estado, o palácio Thomé de Souza, o Elevador Lacerda, as estátuas dos Orixás no Dique do Tororó, a praça Castro Alves, a estátua do Cristo e o farol da Barra.
Já em Brasília, ficarão no escuro na noite deste sábado o palácio do Buriti e Anexo, o Memorial JK, o Teatro Nacional, a Catedral, o Museu do Índio, o Complexo Cultural da República e a Ponte JK.
A ação é uma mobilização mundial para conscientizar a população sobre o aquecimento global e a necessidade de se preservar o ambiente.

A Nova Zelândia, pela diferença do fuso horário, se tornou o primeiro país a apagar suas luzes, dando início ao movimento.

A organização ambientalista WWF (sigla em inglês de World Wildlife Fund), responsável pela iniciativa, estima que serão mais de 4.000 cidades de 130 países do mundo a apoiar a Hora do Planeta

Nenhum comentário: