sexta-feira, 22 de abril de 2011

Acre pode sofrer desabastecimento de carne


Cruzeiro do Sul já sente com a falta do produto


Devido à ação civil pública protocolada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra 14 frigoríficos da capital por comercialização de gado proveniente de área de desmatamento ilegal, tendo culminado em multa de R$ 2 bilhões aos estabelecimentos infratores, agora o Acre pode sobre com o desabastecimento de carne.

Em Cruzeiro do Sul, cidade distante 650 km da capital Rio Branco, os dois únicos frigoríficos do município fecharam as portas devido à ação do MPF e nos açougues da cidade já está faltando carne de gado. A situação só não é pior, devido a Semana Santa que fez aumentar a procura por peixe entre os consumidores.

A situação preocupa o presidente da Federação da Agricultura do Acre, Assuero Veronez. Ele disse que se os pecuaristas do Estado vendessem todo o rebanho da região não daria para pagar a multa aplicada pelo MPF.

“A saída é tentar buscar apoio político junto dos parlamentares do Estado e recorrer da decisão no Supremo Tribunal de Justiça”, disse Assuero Veronez.

Devido à proibição dos frigoríficos de realizar o abate de animais, os supermercados da capital terão de importar carne de outros estados. A medida deve gerar um aumento no quilo do produto e trazer prejuízos também para o consumidor acreano.


Nenhum comentário: