sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Rio Acre deixa quase 3 mil peruanos desabrigados e cerca de 300 brasileiros em Assis Brasil


inapari_debaixo_dagua
Caminhões, tratores e barcos estão ajudando na retirada dos moradores no lado peruano. Fotos: Alexandre Lima

Texto: Alexandre Nunes

Uma cena nunca visto. Até mesmo moradores mais antigos do pequeno povoado de Iñapari com cerca de 3000 habitantes, localizado no lado peruano e vizinho da cidade de Assis Brasil, no Acre, distante 330 quilômetros da Capital, vem sendo invadidas pela enchente do Rio Acre.
Em Iñapari, somente barcos, tratores e caminhões conseguiam trafegar pelas ruas ajudando os moradores a retirar seus pertences, para que não fossem molhados e perdidos. Todas as casas e comércios foram invadidos pelas águas barrentas, com exceção de algumas casas com pisos a mais.
Até mesmo a Igreja localizada ao lado da praça central que estava abrigando os haitianos refugiados, foi atingida pelas águas. A cena de barcos, caminhões e tratores transportando os desabrigados, se misturava com algumas pessoas que levavam malas na cabeça, ou tentava salvar seus animais de estimação, os colocando em lugares mais altos, juntamente com os desabrigados.
Os prejuízos ainda não podem ser calculados em Iñapari, mas serão altos, já que 98% das casas e comércios foram atingidos. Já em Assis Brasil, dois bairros foram alcançados fazendo com que soldados do Exercito Brasileiro, funcionários da Prefeitura e pessoas solidárias ajudassem na retirada dos moradores e seus objetos.
Atenção em Brasiléia e Rio Branco
Com nível do Rio Acre subindo, a prefeita de Brasiléia, Leila Galvão (PT), irá se reunir com alguns setores, além do Corpo de Bombeiro, para traçar metas de emergência caso seja necessário.
IMG_6901IMG_6908

Até o final do dia, o local de medição do nível do Rio situado na cidade de Epitaciolândia, já havia atingido os 9 metros e continuava subindo. Na Capital, mais de 2000 pessoas foram desabrigadas fazendo com que o prefeito Raimundo Angelim (PT) assinasse pela manhã, o decreto de emergência.
Pelo menos até a semana que vem, o Rio Acre ainda poderá desabrigar mais famílias tanto na cidade de Assis Brasil, Brasiléia e muito mais na Capital. A prefeita de Assis Brasil, Eliane Gadelha (PT), anunciou o cancelamento da realização do carnaval da cidade.


Nenhum comentário: