segunda-feira, 3 de junho de 2013

Nível do rio Acre atinge 3 metros e governo do Estado decreta situação de emergência

O governador Tião Viana decretou situação de emergência nos municípios de Rio Branco, Xapuri, Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil em decorrência da estiagem. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 3.

O decreto vem após monitoramento da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil aferir irregular a distribuição temporal e espacial das chuvas neste ano, sendo que a partir do mês de abril em diante constatou-se a ocorrência de poucas e irregulares chuvas no Estado.

Levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) apontou que o Rio Acre, no mês de abril deste ano, apresentou, para o período, a menor cota dos últimos quarenta anos e, por consequência, afirma que poderá ter ocorrência de extrema seca entre o mês de agosto e meados de outubro, situação historicamente não registrada.

O relatório da situação volumétrica do Rio Acre, realizado pela SEMA e pela Defesa Civil constatou faticamente a redução do volume d’água de alguns reservatórios, ocasionados pela estiagem, causando racionamento de água potável.

Com o decreto, os órgãos do Sistema Nacional de Defesa Civil no Acre ficam autorizados a prestar apoio suplementar aos municípios.

Com informações de agazeta.net

Nenhum comentário: