quinta-feira, 28 de junho de 2007

Acre vive processo de industrialização



Tudo começou ainda durante a gestão do ex-governador Jorge Viana. Graças à parceria com o governo federal e empréstimos junto ao BNDES, foi possível a completa reestruturação do Distrito Industrial de Rio Branco e construção do novo Parque Industrial, localizado na BR-364, sentido Porto Velho. Os investimentos aqueceram também o setor moveleiro, que hoje exporta produtos para o mercado asiático e europeu, valorizando a mão-de-obra local.

Mas, os principais investimentos do governo acreano estão concentrados no chamado corredor do Pacífico. Ao longo da BR-317. Onde esta estabelecida a Indústria de Álcool (a Álcool Verde), que fica no município de Capixaba, a Indústria de Pisos e a de Preservativos, localizada em Xapuri. Embora a atividade já registre a geração de emprego e renda, todos esses empreendimentos têm uma característica muito curiosa: ainda não entraram em funcionamento pra valer, ou seja, a caldeira ainda não começou a ferver.

No caso da Álcool Verde, o grupo que administra a indústria, disse que no momento os trabalhos estão concentrados no plantio do viveiro de cinco mil hectares de cana-de-açúcar para dar início à produção de álcool no primeiro semestre de 2008. Já à Indústria de Pisos foi arredada pelo governo para um consórcio de empresas, que ainda não tem uma data definitiva para o seu funcionamento. No caso da Indústria de Preservativos de Xapuri, o governo do Acre confirma que o empreendimento será inaugurado ainda no mês de julho pelo presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva. Vale ressaltar que a fábrica de camisinha terá como matéria prima principal, a produção de látex dos seringueiros da região de Xapuri.

Nenhum comentário: