quinta-feira, 19 de julho de 2007

Participantes da 1ª Conferência Internacional conhecem as boas experiências de manejo florestal no município de Xapuri





A comitiva saiu da Gameleira com destino ao município de Xapuri para um dia de campo. Divididos em quatro grupos, os participantes da Conferência Internacional visitaram primeiro as instalações da Indústria de Pisos. O empreendimento foi inaugurado pelo governo do Acre em dezembro do ano passado, mas só deve entrar em funcionamento no mês de agosto. A indústria é administrada pela iniciativa privada e 70% da mão-de-obra é local. Nesta fase, cerca de 140 funcionários são capacitados para atender a demanda do mercado internacional. O material produzido aqui é de madeira certificada e tem como destino: Estados unidos, Ásia e Europa.

Os participantes da conferência também puderam conhecer uma das mais promissoras experiências de desenvolvimento sustentável do Acre: a Industria de Preservativos. A estrutura física está pronta e os equipamentos, em fase de teste, terão capacidade de produzir 100 milhões de unidades de camisinha por ano. Foram investidos 31 milhões de reais na instalação da fábrica com recursos do BID, Governo Federal e Governo Estadual. 700 famílias de seringueiros da reserva extrativista Chico Mendes são capacitados para atender a demanda de látex. A diretora técnica da Funtac, Tânia Guimarães, adiantou que o Ministério da Saúde manifestou interesse na compra de toda a produção da fábrica de preservativos do Acre.


Depois, os ambientalistas foram até o Seringal Cachoeira. Lá vivem 85 famílias de seringueiros, que além do manejo comunitário de madeira certificada, também são capacitados para trabalhar com o turismo ecológico. Fábio Franco, representante do Ministério do Meio Ambiente, presente na Conferência Internacional, disse que o Seringal Cachoeira é um bom exemplo de gestão sustentável dos recursos naturais

Nenhum comentário: