terça-feira, 4 de março de 2008

Projeto prevê ações de recuperação do rio Acre


Foi lançado oficialmente em Assis Brasil o Projeto de Recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Acre. As prefeituras de Brasiléia, Epitaciolândia, Capixaba, Senador Guiomard, Rio Branco, Porto Acre, Assis Brasil, o Instituto Chico Mendes e gabinete do senador Tião Viana, assinaram o "Pacto de Recuperação", uma medida que pretende pautar as ações ambientais relacionadas à bacia do rio Acre. Essas medidas devem ser efetivadas entre os municípios em parceria com o Governo do Estado. O ato foi o início de um trabalho programático que deve se intensificar nos próximos três anos. O projeto de recuperação foi idealizado pelo senador Tião Viana.

O programa contempla ações de limpeza e desobstrução, recuperação da mata ciliar e as nascentes, com objetivo de conter o processo erosivo de suas margens, o nível de assoreamento do leito, a recuperação de aqüíferos e lençóis freáticos adotando um método participativo e de mobilização comunitária.

As prefeituras devem elaborar os projetos e apresentar para o Grupo de Trabalho que avalia a implantação e capacidade de execução. Se os projetos estiverem de acordo com o plano, eles
serão encaminhados para o senador Tião Viana que vai buscar recursos para financiá-los. O Grupo de Trabalho também vai prestar assessoria para as prefeituras na confecção dos projetos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Senildo,
Parabéns pelo texto. Sou candidato a prefeito de Epticiolândia e gostaria que vc me autorizasse usar esse texto para discussão no seminário do nosso plano de governo

obrigado

Marcos Fernando