O Governo do Estado do Acre e a Fundação Nacional do Índio (Funai) firmaram um termo de cooperação técnica com a proposta de implementar ações conjuntas no âmbito do Programa de Promoção dos Povos Indígenas (PPA 2008/2011). O programa prevê ações nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e cultura.
O termo de cooperação foi assinado pelo presidente da Funai, Márcio Augusto de Meira, e pelo governador Binho Marques, na Biblioteca da Floresta Marina Silva. Participaram da solenidade a senadora Marina Silva, os deputados Perpétua de Sá, Edvaldo Magalhães e Moises Dinis, o sertanista, José Carlos Meireles, o assessor especial para Assuntos Indígenas, Francisco Pianko, além de representantes indígenas.
Para o presidente da Funai a parceria fortalece a política indigenista do Acre de forma que os povos sejam valorizados e reconhecidos pela sociedade. Segundo o presidente o Estado dá exemplo para o restante do país da possibilidade de promoção do desenvolvimento, sem a intolerância e o preconceito com as comunidades indígenas. “Este documento formaliza a parceria para melhorar e ampliar nossa capacidade institucional em atender, promover e proteger os povos indígenas”.
A senadora Marina Silva destacou a importância do apoio dos governos sem que isso signifique uma interferência inadequada às formas de organização, cultura e nos processos internos. “Assim iremos fortalecer as políticas e a consolidação do programa de gestão ambiental nas terras indígenas”, destacou a senadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário