sábado, 2 de janeiro de 2010

Desenvolvimento regional

Estrada do Pacífico abre oportunidade para grandes negócios


A viagem esconde belezas selvagens, montanhas e nascentes de alguns dos maiores rios do mundo como o Amazonas, que nasce no Peru. A estrada é construída em meio a uma paisagem natural que enche os olhos dos visitantes.

Prevista para ser inaugurada no segundo semestre de 2010, a estrada Interoceânica, ou rodovia do Pacífico, liga o Acre aos portos peruanos trazendo esperança de desenvolvimento e crescimento econômico para a região.

Atualmente mais de 80% dos 1.200 km da rodovia, que separa Rio Branco de Cuzco, está pavimentado. Do lado acreano já está tudo concluído. A obra construída a quase 5 mil metros de altitude, na Cordilheira dos Andes, é executada por um consórcio de empresas brasileiras e peruanas, a Conirsa, do qual a Odebrecht detém 70%.

O investimento está orçado em cerca de 700 milhões de dólares. Recurso captado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

De olho na nova rota turística e comercial, o governo do Acre vem mantendo diversos encontros com autoridades peruanas para tentar fechar parcerias.

“Temos de potencializar a nossa vocação de Estado exportador. Produtos como carne e frango, além de gêneros alimentícios são itens de primeira necessidade para o Peru”, disse o secretário de Agricultura do Estado, Mauro Ribeiro.

“O intercâmbio comercial com produtos que interessam ao empresariado local também é outra boa oportunidade”, completou.

Isso sem falar no setor de turismo que começa a registrar um grande número de pacotes tendo como destino as cidades de Lima e Cuzco, no Peru. Mas esse é um assunto para outra postagem.

Nenhum comentário: