segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Lixo urbano

Reportagem mostra a poluição nas praias e mares do Brasil


O Repórter André Junqueira foi o responsável pela reportagem especial neste domingo (10) no programa Fantástico, da Globo, sobre lixo nos oceanos. Que mostrou o resultado de tanta poluição produzida pelo homem e a contaminação de praias e mares. As areias famosas de Copacabana e algumas praias de Santa Catarina ficam mais poluídas a cada verão.

O problema não atinge somente o homem que mergulha há anos numa autodestruição sem precedentes, mas principalmente altera de forma irracional a vida na natureza. Milhares de animais marinhos morrem todos os anos vitimas do lixo jogador ao mar.

Segundo a reportagem, o plástico e a fibra, encontrada principalmente nas redes de pesca, são os maiores “predadores”. Ao ingerir esse material, simplesmente o sistema digestivo desses animais é paralisado e a morte inevitável.

Por ano toneladas de lixo são lançadas nos mares e oceanos do planeta. Formando verdadeiras armadilhas. Os rios da nossa Amazônia também não estão livres desse flagelo. As cidades do Norte, em sua maioria, não priorizam os investimentos em saneamento básico.

Sem a consciência ambiental do homem aliada a inércia dos governos, o cenário apocalíptico parece irreversível e inevitável.

A espécie humana, incrédula e mais consumista do que nunca, parece não perceber que o efeito estufa é real. E não vê que o planeta está à beira de um colapso.
Para assistir ao vídeo da reportagem acesse o portal www.G1.com .

Nenhum comentário: