sábado, 19 de junho de 2010

O benefício social da Copa do Mundo

Sábado, 19 de Junho de 2010


Ruas enfeitadas e espírito renovado. Esses são alguns dos benefícios com a realização da Copa do Mundo pela primeira vez no continente Africano, que claro tem reflexo em todo o mundo. Estima-se que cerca de 3 bilhões de pessoas em todo o planeta acompanhem os jogos ao vivo pela TV, celular ou internet.
Aqui no Acre tivemos até o pedido de perdão de vizinhos, que há muito não se falavam, durante a ornamentação das ruas em virtude do concurso promovido pela Associação Comercial do Acre.
O espírito da Copa parece mexer com o emocional das pessoas. Pelo menos durante um mês elas ficam mais solidárias e apaixonadas. Aliás, esse papel social do futebol a maior parte da imprensa esportiva não exalta. Muitos preferem destacar a violência das torcidas organizadas.
Outro benefício que eu particularmente não gostaria de destacar, mas é necessário, é o lucro do comércio no período da Copa do Mundo. No centro da capital acreana se vende de tudo. Desde blusa oficial da Seleção Brasileira a R$ 200, a famigerada vulvusela.
Segundo a Acisa, o fenômeno Copa é tão positivo para o comércio que só é comparada a datas comemorativas como Natal e Dia das Mães. Um período de festa. Mas a pergunta é até quando? Até onde chegará essa seleção do Dunga? Isso só o tempo dirá.
Que ano agitado! E em pensar que ainda teremos as eleições em outubro.



Nenhum comentário: