sábado, 12 de novembro de 2011

Amazônia é eleita uma das 7 maravilhas da natureza

Foto: Cedida


A fundação suíça New 7 Wonders anunciou na sexta-feira (11) que as Cataratas do Iguaçu e a Amazônia estão entre os vencedores provisórios da eleição das Sete Maravilhas da Natureza. Compartilhadas pelo Brasil com outros países da América do Sul, as atrações foram eleitas junto com a Baía de Halong (Vietnã), a Ilha de Jeju (Coreia do Sul), o Parque Nacional de Komodo (Indonésia), o rio subterrâneo de Puerto Princesa (Filipinas) e a Table Mountain (África do Sul).

Os vencedores ainda são provisórios pois a entidade continua contando os votos feitos via celular em todo o mundo e afirma que, apesar de remota, existe a possibilidade da lista mudar. A lista oficial será divulgada no começo de 2012.

O processo da eleição das Sete Maravilhas da Natureza começou em 2007, com a inscrição de 440 atrações de 200 países na disputa. Em 2009, um “júri de experts” (composto por sete pessoas, entre elas um ex-diretor da UNESCO e o próprio presidente da 7 New Wonders, Bernard Weber) escolheu as 28 finalistas.

Recorreu-se, então, ao voto popular para decidir quais seriam as Sete Maravilhas da Natureza: milhões de pessoas participaram do sufrágio, votando via internet, mensagens de celular e ligações telefônicas. O total de votos que cada concorrente recebeu, porém, não foi revelado pela New 7 Wonders.


Nenhum comentário: