terça-feira, 8 de novembro de 2011

Turista fica cara a cara com onça-pintada no Pantanal

Fisioterapeuta fotografou e filmou felino durante viagem no fim de semana.


Foto tirada por Viviane mostra onça pintada em seu habitat natural (Foto: Viviane Somavilla/arquivo pessoal)
Foto tirada por Viviane mostra onça-pintada em seu habitat natural (Foto: Viviane Somavilla/arquivo pessoal)
A fisioterapeuta Viviane Somavilla Macali, 28 anos, voltou de uma viagem que fez no último final de semana ao Pantanal em Miranda, a 203 quilômetros de Campo Grande, trazendo quase 20 fotografias e um vídeo de uma onça-pintada que ela diz ter encontrado por sorte durante um passeio. Ela afirma ter ficado a poucos metros do animal, que ficou imóvel enquanto turistas registravam o momento.
“Eu nem tinha esperança em ver. Deu uma emoção de ver ao vivo, saber que não era um bicho preso e por saber o quanto é raro”, disse Viviane.

Acompanhada pelo marido, ela viajou de trem no sábado (5), passou a noite em Miranda e fez diversos percursos ecológicos no dia seguinte. A fisioterapeuta conta que foi a primeira a avistar o felino durante um passeio de chalana. “O guia falou que trabalha há sete anos [no Pantanal] e nunca tinha visto uma onça”, relata Viviane.

Viviane mostra imagens que fez de onça no Pantanal de MS (Foto: Ricardo Campos Jr. / G1 MS)
Viviane mostra imagens que fez de onça no
Pantanal de MS
De acordo com a turista, o barco foi desligado e todos ficaram em silêncio para não assustar o animal, e o flagrante durou cerca de cinco minutos. No grupo, havia turistas de vários países e todos ficaram impressionados com a presença do felino, que foi visto outras duas vezes, porém mais distante, durante o trajeto. “Depois da onça, tudo perdeu a graça”, conta.

Viviane conta que mora em Mato Grosso do Sul desde janeiro, vinda do Paraná. Ela diz que já contou a experiência que teve durante a viagem de fim de semana para toda a família, que já pensa em se reunir durante as férias, ainda este ano, para fazer uma visita ao Pantanal, mesmo sendo poucas as chances de um novo encontro com a onça-pintada.

Fonte: globonatureza


Nenhum comentário: