sábado, 26 de novembro de 2011

Parque Nacional da Serra do Divisor


A Serra do Divisor, única cadeia de montanhas do Acre e marco divisório das águas da bacia dos Rios Ucayali no Peru, e Juruá no Brasil, é o grande marco geológico deste Parque. Criado em 1989, no Estado do Acre, o Parque Nacional da Serra do Divisor guarda em seu interior elementos pouco comuns à paisagem amazônica, devido à grande altitude de seus terrenos.

A maior parte de seu território encontra-se incrivelmente preservada, graças às dificuldades de acesso impostas pela geográfica particular da região. Há registros da existência de fósseis nas margens do rio Juruá, tanto na área do Parque como na margem direita. 

Fauna
A fauna do Parque é formada por elementos oriundos de muitos ecossistemas diferentes, assim como aves e mamíferos em extinção.

Flora
A maior parte do Parque é coberta pela Floresta Tropical Aberta, que se subdivide em Aberta de Cipó e Aberta de Palmeira. A primeira é caracterizada por árvores como o juá, castanha-de-periquito, taperebá, inharé,etc. A segunda exibe diversas espécies de palmeiras, como a paxiúba-barriguda, paxiúba-lisa, patauá, açaí, jaci, murumuru, inajá e jarima.

Atrações
O rio Juruá, um dos principais afluentes do Rio Amazonas, é uma das mais belas atrações naturais do Parque, além de ser muito importante para o transporte da região. O planalto formado pelos blocos da Serra da Jaquirana, Serra do Moa, Serra do Joá-Mirim e Serra do Rio Branco encerra uma área de depressão de inigualável beleza.

Localização e acessos
O Parque fica no Estado do Acre, tendo como vizinha à cidade de Cruzeiro do Sul. O acesso Rio Branco (capital do Estado) a Cruzeiro do Sul é aéreo, com duração de 1h30, e terrestre pela BR-364. A partir de Cruzeiro do Sul, a principal via de acesso é fluvial através do rio Moa, através de voadeiras, durante as cheias, ou canoas, na época das secas. 





Área
846, 633 mil ha

Temperatura Média Anual
Acima de 20º

Infra-estrutura
Não há estrutura de visitação.

Mais informações
Fone: (68) 226-3212 - 228-7290
Fax: (68) 226-4682 (IBAMA/AC)

Um comentário:

Unknown disse...

Grande colega Senildo!
Parabéns pelo blog e post.
Em 1992 eu, o Altino, o Edson Caetano e o Lima, fizemos uma grande matéria sobre a Serra do Moa na extinta revista "Municípios do Acre".
Para você ter uma idéia, nosso grupo foi o segundo, na história, a visitar a "Cachoeira do Ar-condicionado".
Me emocionei em relembrar este fato lendo seu blog.
Muito grato e vá em frente!