quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Setul assina ordem de serviço em terras indígenas


Diego Gurgel

Na tarde de ontem (21), a Secretária de Turismo e Lazer Ilmara Lima recebeu os representantes de aldeias indígenas e da empresa licitada para assinar a ordem de serviço para as obras de infraestrutura que beneficiarão comunidades dos municípios de Jordão e Tarauacá.
Os recursos para as obras nas aldeias Nova Esperança e Mutum, no município de Tarauacá, e na aldeia Lago Lindo no Jordão, foram obtidos através do BNDES V, e partiram de iniciativas das etnias envolvidas, da Assessoria Especial do Povos Indígenas e Setul.

As estruturas construídas nestes locais são basicamente alojamentos para recepcionar os visitantes, principalmente em época de festivais indígenas, e também refeitórios adequados.

Estes empreendimentos garantem a inclusão social dos povos indígenas, com o objetivo de garantir a gestão ambiental e integridade de suas terras, assim como as formas sustentáveis de produção, e novas alternativas de geração de renda, valorizando a cultura dos povos indígenas, fazendo parte do Programa Integrado de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre.

Previamente foram realizados estudos ambientais e culturais aferidos pelo IBAMA, garantindo a redução dos impactos gerados, e também pela Funai, garantindo que as estruturas sejam construídas em pequenas zonas já desmatadas nas aldeias, minimizando os danos causados à natureza.

A execução das obras será acompanhada pelo Grupo de Trabalho criado em 2011 pela Setul para o desenvolvimento do Etnoturismo no estado do Acre.

Para o representante da etnia yawanawá, Biraci Brasil, o Acre está sendo pioneiro em atividades como esta – “O Acre está mostrando o respeito pelos povos indígenas de todo o Brasil, não apenas do nosso estado, por dar atenção a projetos importantes como este” ressalta Biraci.

Para a Secretária de Turismo, Ilmara Lima, este é um grande avanço para o desenvolvimento do turismo através da difusão da cultura indígena – “O Governo do Estado mais uma vez mostra a preocupação pela inclusão social dos povos indígenas, e este é um grande passo para o turismo regional” Afirma Ilmara.

Biraci, afirma que a quantidade de visitantes todo os anos aumentará graças à infraestrutura oferecida “no último ano, recebemos visitantes de 18 países, o que não acontece no restante do país, e com esta estrutura a quantidade de visitantes aumentará significativamente” conclui BiraciYawanawá.


Nenhum comentário: