quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Espécies brasileiras entre as mais ameaçadas do mundo


Espécies na lista das mais ameaçadas de extinção.


A Sociedade Zoológica de Londres e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) divulgaram a lista dos 100 animais, plantas e fungos que estão mais próximos da extinção. A lista tem espécies de 48 países e foi compilada por oito mil cientistas da UICN.

Cinco espécies brasileiras estão na lista. Entre elas, um macaco, duas borboletas, um preá e um pássaro. Todos eles são vítimas do desmatamento de seus habitats no nordeste, sudeste e sul do país. O relatório, que se chama 'Inestimável ou Sem valor?', chama a atenção para a dificuldade de proteger espécies que não são consideradas 'úteis'. Os cientistas temem que não seja possível salvar espécies que não tragam benefícios óbvios para a sociedade humana. 'Todas as espécies listadas são únicas e insubstituíveis. Se elas desaparecerem, nenhuma quantia de dinheiro poderá trazê-las de volta', diz Ellen Butcher, coautora do levantamento.

Jonathan Baillie, da Sociedade Zoológica de Londres, diz que os doadores para projetos de conservação e as próprias organizações conservacionistas tendem a pensar 'o que a natureza pode fazer por nós?' ao priorizar projetos que ajudam espécies consideradas lucrativas. 'Temos uma decisão moral e ética importante a tomar: essas espécies têm direito de sobreviver ou nós temos o direito de levá-las à extinção?', diz Baillie.

Fonte: Com informações do UOL

Nenhum comentário: