terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Vida marinha: Aumento da população de águas-vivas é temporário, afirmam pesquisadores americanos


População de águas-vivas está em alta (Foto: Mathieu Pujol / Biosphoto / AFP)População de águas-vivas está em alta (Foto: Mathieu Pujol / Biosphoto / AFP)

Um estudo internacional publicado recentemente mostra que o aumento na população das águas-vivas, percebido ao longo dos últimos anos, faz parte de um ciclo natural e não é uma tendência definitiva.

Recentemente, relatos de águas-vivas presas em redes de pescadores, canos de resfriamento de usinas e até mesmo de ataques a turistas se tornaram cada vez mais comuns em vários pontos do mundo. Isso levou a equipe liderada por Robert Condon, do Laboratório Marinho de Dauphin Island, nos Estados Unidos, a conduzir um estudo mais amplo e obter uma verdadeira dimensão da população do animal.
Os cientistas descobriram que a população de águas-vivas passa por flutuações, aumentando e diminuindo de tempos em tempos. Eles mostraram que, na década de 1970, havia ocorrido um pico semelhante ao atual, mas que não chamou a atenção porque as informações não circulavam tanto quanto hoje – ainda não havia a internet, por exemplo.

Nos próximos anos, os pesquisadores querem continuar monitorando a população do animal para determinar se as variações continuam dentro do normal. Eles ressaltam que o trabalho tem impacto econômico, pela maneira como as águas-vivas afetam o turismo e a pesca.
O estudo foi publicado pela “PNAS”, a revista científica da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

Fonte: g1.globo.com/natureza.

Nenhum comentário: