quinta-feira, 2 de maio de 2013

Mecanização agrícola de Rodrigues Alves vai beneficiar mais de 500 produtores



mecanização rodrigues alves buricaA Prefeitura de Rodrigues Alves deu início ao Programa de Mecanização Agrícola para atender os produtores rurais do município. Os primeiros beneficiados foram os agricultores da comunidade Profeta que prepararam os terrenos para o plantio de melancia e mandioca. A meta da Secretaria Municipal de Agricultura é mecanizar mais de 600 hectares durante o período de verão deste ano.
Na comunidade Profeta o serviço foi concluído na quinta-feira (25). Em apenas quatro dias, 10 hectares  foram mecanizados para atender oito famílias de produtores. Cada proprietário de terreno, logo que teve a área mecanizada, já iniciou o plantio. O agricultor Antônio Pereira de Oliveira aproveitou o trator que foi colocado à disposição pela Prefeitura para preparar um hectare para plantar melancia.
mecanização rodrigues alves 1“Esse é o momento certo, pois, se demorar, o verão fica muito forte e não dá uma boa produção. Ainda bem que estamos tendo o apoio da Prefeitura que facilita o nosso trabalho com a mecanização, porque as terras estão cansadas e se não for feito esse trabalho, fica difícil colhermos um produto de boa qualidade” – disse o agricultor que espera colher mais de duas mil melancias daqui a três meses.
 Na propriedade do agricultor Antônio Andrade de Souza (o Carlão) foram mecanizados dois hectares. Carlão vai aproveitar o bom preço da farinha para ampliar sua plantação de mandioca. Hoje ele já tem um roçado de 1 hectare, mas, como a farinha está chegando a quase R$ 200,00, a saca com 50 quilos, o agricultor vai ampliar sua produção.
“Temos que aproveitar essa valorização para melhorar a renda da família. Sei que a roça só vai está pronta daqui a um ano, mais ou menos, mas quando for à metade do ano que vem espero que o preço ainda esteja bom, pois eu vou ter bastante farinha para vender e ganhar um dinheiro” – acredita Carlão.
“Esse é um dos nossos objetivos, dá condições para que os agricultores possam produzir para desfrutar desse momento em que a farinha está com um preço que compensa para os produtores. Ao mesmo tempo, estamos incentivando a plantação de mandioca para que não tenhamos a baixa produção de farinha no próximo ano, como acontece nesse período. Além disso, esse trabalho precisa ser iniciado logo no começo do verão que é o momento certo para o plantio da melancia e para aproveitarmos ao máximo o período sem chuvas para atingir nossa meta de mecanizar 600 hectares de terra este ano” – afirmou o prefeito Burica que, nesta quinta-feira, acompanhou os serviços na comunidade Profeta.
Para alcançar essa meta, a Secretaria de Agricultura do município dispõe de 3 tratores agrícolas e contará com o apoio do Governo do Estado, através da SEAPROF (Secretaria de Extrativismo e Produção Agroflorestal) que também colocará sua estrutura em benefícios dos agricultores para mecanização de terra. “Nosso objetivo é atingir o maior número de comunidades possíveis atendendo mais de 500 famílias com esse trabalho” – afirmou o secretário municipal de Agricultura, Roberto Pasmine Guevara.

Nenhum comentário: