sábado, 23 de janeiro de 2010

Chandless: A última fronteira



O Parque Estadual Chandless ocupa uma área de 695 mil hectares entre os municípios de Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira. O nome é uma homenagem ao pesquisador Inglês Willian Chandless, que descobriu o rio durante uma expedição em 1865.

São dois dias de viagem pelos rios Iaco, Purus e Chandless numa voadeira com motor de 40 hp. A gestão do parque é da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), com recursos do programa ARPA – Áreas Protegidas da Amazônia. Os biólogos Jesus Rodrigues e Géssyka Carvalho são os responsáveis pela gestão do parque, criado em 2004, por força de um decreto assinado pelo ex-governador Jorge Viana na modalidade de proteção integral.

Atualmente é construída uma sede na unidade que servirá de base para os pesquisadores realizarem estudos mais aprofundados sobre os animais e plantas existentes na região. Um santuário ecológico no coração da Amazônia. A reportagem completa você acompanha na próxima semana nos telejornais da TV ALDEIA.

2 comentários:

εïз Ana Géssyka εïз disse...

Senildo, estou ansiosa para ler as proximas noticias, deste lugar lindo, que em breve estaremos mais presentes...

Senildo Melo disse...

Ana GsK tem notícia pra mais de uma semana no blog! O Chandless é realmente selvagem. Aguarde as matérias que serão exibidas na TV Aldeia. Paz!