domingo, 3 de janeiro de 2010

Cuzco: rota do turismo internacional



Cuzco é a segunda cidade mais importante do peru e possui 500 mil habitantes. Sua principal atividade econômica é o turismo, que por ano recebe mais de um milhão de turistas de todo o mundo. Na América Latina, a cidade só perde em número de visitantes para Rio de Janeiro e Buenos Ayres.

Sua gente simples e de miscigenação variada enriquece ainda mais a cultura de seu povo. Entre suas principais atrações turísticas destaque para as ruínas históricas de Machupicchu, que fica a quatro horas de trem saindo do centro de Cuzco. Cada viagem não sai por menos de 120 dólares.

Os restaurantes são sofisticados e possuem uma culinária bastante diversificada. O alto das Cordilheiras também são pontos de visitação, assim como o mirante, o centro arqueológico e o Coliseum Salsayhuama, palco das batalhas medievais do início do século passado.

Tudo é complementado pela arquitetura moderna da cidade, que contrasta com a tradição da catedral e a imponência da praça das armas. “O cenário é voltado para uma exploração turística e comercial”, afirma Fabíola Pinheiro, empresária do ramo de hotelaria durante visita á cidade dos Incas.

Negócios que podem ser intensificados com a implantação de uma linha aérea, Rio Branco a Cuzco, conversas nesse sentido já estão bem adiantadas entre os dois governos. “Não podemos ficar dependendo apenas da conclusão da estrada transoceânica, a intenção é criar o mais rápido possível uma rota aérea”, ressaltou o secretário de Turismo do Acre, Cassiano Marques.

Dentro dessa perspectiva, a proposta do governo do Acre com a abertura da rota turística Caminhos do Pacífico é tentar trazer para a região Amazônica 10% dos cerca de um milhão de turistas que visitam Cuzco.

“Isso representa 10 mil pessoas de várias partes do mundo que viriam ao Acre conhecer de perto a história de Chico Mendes e a Revolução Acreana. Vários empregos serão gerados promovendo o aquecimento da economia local”, concluiu Cassiano Marques.

Um comentário:

Irleide Portela/Turismologa disse...

...Olá amigo, tudo que voce faz, tem sempre um compromisso e comprometimento com um trabalho jornalisticamente profissional e excelente competencia......dai aproveitanto preciso que entre em contato comigo na SETUL, Divisão de Informação 3901 3013/3901 3917-,precisamos usar seus espaços, blog e taleento, para informarmos a gestão interna de politicas publicas para o desenvolvimento do turismo, não só em Rio Branco, mais no Estado todo, de forma que consigamos fazer num futuro bem proximo o ACRE, como destino turistico, não nos segmentos da cultura e historia, e de negocios, mais no esportivo, ecologico, cientifico e um dos mais importantes de lazer, entretenimento, para merecidas ferias e descanso. Aguardo seu contato, .....Irleide Maria Portela da Costa,.TURISMOLOGA DA SETUL, incondicionalmente acreanissima. UM ABRAÇO.