domingo, 14 de fevereiro de 2010

Rio Juruá volta a encher


As fortes chuvas que vêm caindo sobre a região do Vale do Juruá nos últimos dias, provocaram uma rápida enchente do Rio Juruá, o nível das águas está há pouco mais de um metro de atingir a cota de alerta.

O Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul está em vigilância, várias vezes durante o dia, os militares fazem a medição do nível das águas que já chegou a 11,6 metros e continua subindo. O capitão James Clei comandante do Corpo de Bombeiros na cidade, disse que o serviço de monitoramento costuma se basear em informações que chegam de outros municípios mais próximos à cabeceira do Rio. Ele informou que no município de Porto Valter, o Rio Juruá apresentou sinais de vazante, já em Marechal Thaumaturgo localizado na divisa com o Peru, o nível das águas está subindo, mas explica que por enquanto, tudo está dentro da normalidade.

James Clei garante que a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros têm um plano de contingência preparado que pode ser acionado a qualquer momento, caso seja necessária à remoção de alguma família das áreas alagadas.

Este ano a preocupação das autoridades é menor, já que houve uma redução no número de famílias que viviam nas áreas de risco. Muitos moradores foram desapropriados pelo Governo do Estado, devido à construção da ponte sobre o Rio Juruá.

Nenhum comentário: