quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Sipam amplia parceria com Secretaria de Meio Ambiente do Acre


O desafio de integrar União, Estado e Municípios em benefício da proteção ambiental começa a se converter em realidade no Acre graças à parceria entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) que, juntos, desenvolvem ações nos municípios acreanos.

Capacitações para uso de geotecnologias para a gestão municipal, monitoramento do desmatamento em terras indígenas e unidades de conservação, análise da ocorrência de queimadas e troca de informações para monitoramento de cheias foram algumas das ações desenvolvidas em conjunto no ano passado.

Já em 2010, além de manter o plano de trabalho em comum, novas atividades poderão ser realizadas. Essa foi a demanda apresentada pelo secretário de meio ambiente do Acre, Eufran Amaral, em reunião no Centro do Sipam em Porto Velho, na última quarta-feira (24).

A secretaria tem interesse em contar com o Sipam para a confecção de um modelo hidrológico para prever enchentes no rio Acre e para trocar informações e dirimir inconsistências na delimitação de novas áreas desmatadas no estado.

Em relação aos municípios, após realizadas as capacitações, Eufran solicitou o apoio do Sipam para manuseio das bases de dados e formatação de cadastros municipais de áreas urbanas. Santa Rosa do Purus e Jordão seriam os primeiros municípios a formatar seus cadastros.

“É muito importante para nós poder contar com o apoio técnico e os recursos humanos comprometidos que o Sipam possui. O trabalho conjunto fortalece os dois órgãos e também o meio ambiente”, destacou Amaral.

Subsidiar com informações e tecnologias as ações de órgãos públicos é uma das premissas do trabalho do Sipam, órgão ligado à Casa Civil da Presidência da República. E as ações desenvolvidas no Acre são exemplos de que as parcerias dão certo.

“Vamos dar continuidade ao trabalho que já estava sendo desenvolvido com sucesso”, disse o gerente regional, José Neumar da Silveira.

Nenhum comentário: