quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Voo Rio Branco/Cusco até abril



Por Tatiana Campos
Os voos transfronteiriços ligando Rio Branco às capitais do Peru e da Bolívia serão uma realidade no próximo mês. O grupo de trabalho, composto para discutir a implementação dos voos, esteve reunido no Acre na última quarta-feira (3) e visitou as instalações do aeroporto de Rio Branco. A meta é realizar o voo inaugural para Cusco antes do dia 2 de abril, quando os presidentes dos dois países se reúnem novamente.

A reunião do GT foi transferida de Brasília para Rio Branco e reuniu representantes da Infraero, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Superintendência da Agricultura, Receita Federal, Polícia Federal, e trade turístico. Também participaram da reunião os secretários de Turismo, Esporte e Lazer, Cassiano Marques, e de Ciência, Desenvolvimento e Tecnologia, César Dotto, e o presidente da Assembleia Legislativa, Edvaldo Magalhães.

Durante a reunião foram discutidas as principais providências que devem ser tomadas para que os voos aconteçam. Os principais gargalos são a habilitação do aeroporto para voos internacionais e alfandegamento do aeroporto para cargas e passageiros internacionais. As duas questões ganharam soluções provisórias até que a pista de pouso esteja reformada e adequada aos padrões internacionais exigidos.

Uma das dificuldades para o alfandegamento, colocadas pela Receita Federal, é a falta de recursos humanos. Mas o superintendente adjunto da Receita Federal da Regional Norte, Eduardo Badaró, presente à reunião, garantiu que o aeroporto de Rio Branco estará alfandegado até a segunda quinzena de março, em caráter provisório. Neste primeiro momento, os voos entre Rio Branco e Cusco, terão frequência de duas vezes por semana.

"Precisamos, porém, que as instalações atendam a alguns critérios pare termos controle sobre cargas e passageiros de voos internacionais. Não dá para fazer esse embarque junto com os voos domésticos. Mas vamos atender no aeroporto de Rio Branco numa situação provisória para que os voos aconteçam", explicou Badaró.

Sobre a questão da habilitação para voos internacionais do Aeroporto de Rio Branco, Benigno Matias de Almeida, superintendente Regional Norte da Infraero, disse que as providencias estão em andamento. "Estamos em obras na pista para as operações imediatas, buscando garantir a aviação no momento, e logo após o inverno, creio que em maio, as obras em caráter definitivo para uma pista padrão internacional terão início". A Anac espera apenas a conclusão destas providencias para homologar novamente o aeroporto para receber voos internacionais.

Pelo menos 5 mil clientes em potencial

A Secretaria de Turismo, Setul, estima que pelo menos cinco mil acreanos são clientes em potencial para o voo que ligará Rio Branco à Cusco e à Lima. Os voos devem custar menos de U$ 200 dólares no trecho ida e volta e não são itinerários longos, já que o aeroporto internacional de Lima é mais próximo da capital acreana que o aeroporto de Manaus.

O turismo para o Peru vem sendo cada vez mais incentivado e não apenas os acreanos interessados em descobrir as maravilhas do país vizinho serão beneficiados pela nova rota área internacional. Turistas de todo o Brasil terão mais uma opção de entrada, utilizando o Acre como porta, como já vem acontecendo através da ligação rodoviária.

Cassiano Marques, da Setul, encara a conquista dos voos como fruto da determinação e do esforço do Governo do Estado em promover a integração com o país vizinho também através do turismo. "Temos nos esforçado para que haja o comprometimento dos órgãos federais nesta causa. O Governo tem articulado estas reuniões e atuado na promoção constante do turismo para despertar o interesse pelo voo. Não basta ter as coisas resolvidas, aeroporto habilitado, voo disponível. É preciso que haja o interesse comercial e também temos trabalhado para isso. O Acre tem se colocado de forma bastante positiva no contexto do turismo da região amazônica", disse.

Nenhum comentário: